Uma Carreira “à Prova de Fogo”


 

Uma Carreira “à Prova de Fogo”

Por Rick Warren

 

“Você é a pessoa mais à prova de fogo deste escritório” – estas palavras vindas do chefe, indicando que seu emprego estava seguro, trouxeram alívio compreensível à recepcionista da corporação que estava passando por grande corte de pessoal. Apesar do turbilhão que alguns dos colegas estavam enfrentando, ela encontrou algum conforto por sentir-se “à prova de fogo”.

À medida que a economia global continua a mover-se com grande esforço, muitas empresas ainda estão achando necessário reduzir sua força de trabalho a fim de manter ou reconquistar posição competitiva em tempos de grandes desafios. Nesse ambiente de incertezas, saber como tornar a carreira “à prova de fogo” é uma sábia habilidade profissional!

Mantenha sua carreira mesmo que seja despedido. Talvez você não possa tornar seu presente emprego “à prova de fogo”, mas pode e deve torná-la no longo prazo. Encontramos um bom exemplo na Bíblia, em Gênesis, onde lemos acerca de José, homem fiel vestido com túnica multicolorida (presente de seu pai), que por duas vezes foi lançado fora da escada corporativa. Da primeira vez, ele aterrissou num poço; da segunda, numa prisão. Seus irmãos, que faziam parte da diretoria familiar, lhe deram o primeiro empurrão. Mais tarde, a esposa do patrão fez acusações falsas que o levaram para detrás das grades. Esse não é exatamente o caminho ideal para crescer corporativamente.

Entretanto, José sabia como tornar sua carreira à prova de fogo e terminou ocupando o topo da escada no Egito. Mais tarde ele perdoou seus irmãos por sua traição com estas palavras: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem” (Gênesis 50.20).

Mantenha seu caráter controlando o orgulho. Orgulho impossibilita servir e detém o fluir da graça de Deus (favor imerecido) em sua direção. “…Deus (e muitas pessoas) Se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tiago 4:6). Orgulho tende a distorcer a realidade, o que leva à cegueira. Outra consequência é que ele oferece motivação e munição para que os inimigos promovam sua queda.

Mantenha seu caráter conservando as promessas. Os que mantêm suas promessas acabam na grande tenda do monte sagrado! “Aquele… que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado” (Salmos 15.1,4). Lembre-se que é muito mais fácil manter suas promessas se elas forem poucas; será mais provável que você seja capaz de cumprir cada uma delas. O caráter se desenvolve mais rapidamente quando promessas difíceis são honradas para com os “pequeninos” – os que parecem “menos importantes” para nossas metas e desejos, embora mereçam do mesmo modo nossa integridade.

Mantenha seu caráter tratando os outros como anjos. “Não deixem de receber bem aqueles que vêm à casa de vocês; pois alguns que foram hospitaleiros receberam anjos, sem saber” (Hebreus 13.2). Você nunca sabe quem acabará sendo seu chefe. Há um ditado que diz que devemos ser cuidadosos quando passamos por cima de alguém ao subir a escada corporativa – eles podem cruzar nosso caminho quando estivermos descendo! Nunca lamente quando alguém que usa os outros passa à frente, porque geralmente terminam perdendo a cabeça. “Vi um homem mal, um dominador cruel, que era grandioso como um cedro…Porém um dia passei por ali, e ele já havia desaparecido; eu o procurei, porém não pude encontrá-lo” (Salmos 37.35-36).

 

Maná da Segunda

Anúncios