Benefícios da Adversidade


Benefícios da Adversidade

Por Robert J. Tamasy

Como está sua empresa? E sua carreira? Talvez você esteja lutando, mas com incertezas quanto ao futuro. Mesmo que sua situação seja ótima, é provável que tenha enfrentado grandes desafios. A adversidade tem se tornado companheira de todo mundo, de uma maneira ou de outra. Jamais esquecerei o encontro com um jovem empresário que enfrentou preconceito racial de inúmeras formas. Gerald poderia ter-se tornado amargo e rancoroso. Mas escolheu responder de modo positivo, adotando o lema que repetia frequentemente:“Obrigado pela adversidade”. Enfrentar adversidades o ajudou a desenvolver um caráter sólido. Fê-lo também se lembrar da própria fraqueza e de sua inabilidade para controlar as circunstâncias. Isso o levou a um relacionamento profundo e transformador com Deus. Lidando com realidades difíceis ou com o sucesso, Gerald descobriu uma verdade simples:“Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Filipenses 4.13).

No mundo empresarial e profissional estamos acostumados a confiar numa variedade de recursos: bancos, equipe, metas, planos estratégicos, experiência, perícia, finanças pessoais. Vencer pelo próprio esforço nos envaidece. Mas por vezes nossos melhores esforços e recursos não são suficientes para vencer os obstáculos. A Bíblia oferece sugestões para encararmos a adversidade como amigo e não um inimigo:

Adversidade edifica a fé e encoraja a persistência. Assim como uma pessoa se exercita com pesos cada vez maiores para desenvolver força física, as dificuldades, no trabalho e na vida,

servem para nos fortalecer.“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1.2-4).

Adversidade fundamenta uma esperança confiável. Podemos ter esperança de crescimento nos negócios ou de melhora na economia, mas somos limitados para promover as mudanças que desejamos. Quando nossa esperança repousa na graça, amor e soberania de Deus, podemos experimentar paz e alegria.“Também nos gloriamos nas tribulações,porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança” (Romanos 5:3-5).

Adversidade nos lembra quem realmente está no controle. No mundo empresarial visível e pragmático podemos facilmente ignorar o envolvimento e interesse de Deus nos acontecimentos. A Bíblia nos assegura que Ele é soberano – está no controle – e vai estabelecer Seus planos divinos.“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Romanos 8.28).

 

Maná da Segunda

Anúncios