Tirar com pinça um pelo facial que nasce de uma pinta pode causar câncer?


 

Tirar com pinça um pelo facial que nasce de uma pinta pode causar câncer?

 

Pergunta: Se eu tirar com pinça aquele único pelo que cresce de uma pinta no meu rosto, isso causa câncer, como insiste um amigo meu? Resposta: "Não", disse o Dr. Mark D. Kaufmann, dermatologista de Manhattan.

 

"Mesmo cortando-o, não podemos mudar o comportamento de uma pinta mancha".

 

Qualquer pinta pode se tornar cancerosa, disse Kaufmann, que é professor clínico associado do departamento de dermatologia da Mount Sinai School of Medicine, mas uma pinta com um pelinho saindo dela na verdade tem menos probabilidade de desenvolver câncer.

 

Uma pinta assim quase certamente se trata da chamada marca de nascença, ele disse, e o pelo indica que o crescimento ocorre dentro da pele, algo com o que a pessoa já nasceu.

 

Qualquer pinta que aparece no corpo onde não havia nenhuma antes, ou que muda de aparência, deve ser verificada por um dermatologista para garantir que não se trata de um sinal canceroso.

 

Para o melanoma, a forma mais mortal de câncer de pele, alertas importantes muitas vezes são abreviados como A, B, C e D: A para assimetria, com um lado da pinta diferente do outro; B para irregularidade da borda; C para cor heterogênea; e D para diâmetro, maior que 6mm.

 

© 2010 New York Times News Service

YAHOO! 

Anúncios