Teste para viver 100 anos


 

Teste para viver 100 anos

 

 (BR Press) – Pesquisadores da Universidade de Boston (EUA) desenvolveram um teste que pode prever, com 77% de precisão, se uma pessoa terá ou não vida longa o bastante para chegar aos 100 anos de idade. O exame foi desenvolvido após um grande estudo das variações presentes na composição genética de voluntários centenários. 

 

Uma vida longa envolve a mistura complexa de fatores como genética, estilo de vida, meio ambiente, dietas, exercícios, poluição, fumo, entre outros. Mas os cientistas identificaram que chegar aos 100 anos, geralmente, é uma característica presente em uma mesma família.

 

Pesquisa

 

O genoma de 1.055 pessoas com 100 anos ou mais foi escaneado e comparado ao de 1.267 indivíduos normais e saudáveis. Desta forma, identificaram-se 150 variações de DNA mais comuns no grupo de idade elevada, que parecia tornar o corpo destes mais saudável e resistente.

 

Os cientistas também descobriram que as variantes responsáveis por aumentar riscos de certas doenças podem ser menos importantes se houver genes para anulá-las. Esta é uma importante descoberta, porque os testes comerciais procuram apenas marcadores que indicam risco e não aqueles que os anulam.

 

O estudo, feito apenas com caucasianos, pode ajudar a revelar o motivo e a maneira como o corpo envelhece. Com isso, seria possível produzir medicamentos que desacelerem esse processo.

 

via Yahoo!

 

Anúncios