O alimento perfeito: Banana


 

A  Banana, alimento perfeito!

 

Resultados  apurados nos últimos  três anos num  estudo intensivo sobre  a vulgar banana, levado a cabo por três  prestigiadas Universidades:  Twickenham, Cambridge e  Berkeley.

 

Pesquisava-se algum alimento que fosse  considerado quase que  perfeito e completo  na sua composição  e, ao alcance da  maioria da população?

 

O palavreado  médico, sempre complicado,  foi substituído por  palavras simples ao  alcance de qualquer  pessoa.

 

Se  deseja uma solução  rápida para baixos  níveis de energia,  não há melhor alimento  do que a banana.

 

Contendo  3 açúcares naturais  (sacarose, frutose e  glicose) combinados com  fibra, a banana dá  uma rápida e substancial  elevação da energia  de cada um.

 

Pesquisas  provam que apenas 2  bananas fornecem energia  suficiente para 90 minutos  de exercícios extenuantes.

 

Não  é por acaso que  a banana, como energético, é a fruta número um dos atletas de alta competição.

 

A  banana também ajuda  a curar ou prevenir  um grande número de  doenças e condições  físicas, que a tornam  obrigatória na dieta  diária de cada um.

 

Anemia:

 

Contendo muito ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam assim nos casos de anemia.

 

Tensão  arterial:

 

Contém um elevadíssimo teor de potássio e, um reduzido teor em sódio, tornando-a perfeita para combater a tensão alta. Tanto que a FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e remédios dos EUA) autorizaram as indústrias de banana a oficialmente informar da redução do risco de tensão alta e enfarte.

 

 

Capacidade  mental:

 

200 estudantes de  uma escola em Twickenham  (Middlesex) tiveram ajuda  da banana no café  da manhã, lanche e  almoço, para elevar  sua capacidade mental.

Pesquisas mostraram que frutas com elevado teor de potássio ajudaram os alunos a aprender e, a manterem-se mais despertos.

 

Intestinos:

 

Contrariamente ao que se diz, a banana tem um elevado teor de fibras, que ajudam a normalizar as funções intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes.

 

Estados  Depressivos:

 

De  acordo com recente pesquisa  realizada pela MIND,  entre pessoas que sofrem  ou sofreram de depressão,  muitas sentiram-se melhor  após uma dieta rica  em bananas. Isto porque  a banana contém "trypotophan" , um tipo de proteína que o organismo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.

 

Excesso  de álcool:

 

Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma mistura de banana com leite e mel.

A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e hidrata o sistema.

 

Azia:

 

As Bananas têm efeito antiácido natural.

Se sofrerem de azia, experimentem comer uma banana no fim da refeição para se sentirem aliviados.

 

Enjoo  matinal:

 

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter o nível de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.

 

Picadas  de mosquito:

Antes de usarem remédios, experimentem esfregar a parte interna da casca da banana na região afectada. Muitas pessoas têm resultados excelentes com redução do edema e da irritação.

 

 

Sistema  Nervoso:

 

As Bananas contêm elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

 

Excesso  de peso e Stress  do trabalho:

 

Estudos  do Instituto de Psicologia  de Salzbourg, na Áustria,  mostram que a pressão  no trabalho leva à  excessiva ingestão de  comidas, como chocolate  e biscoitos. Examinando  5 mil pacientes em  hospitais, pesquisadores  concluíram que os mais  obesos eram os que  tinham trabalhos com  maior pressão. O relatório  concluíu que, para  evitar a ansiedade por  comida, precisamos de  controlar os níveis  de açúcar no sangue.

 

TPM:

 

Esqueçam as pílulas e comam bananas.

Elas contêm vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, que afectam o humor.

 

Úlcera:

 

Usada na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser comida sem problemas em casos de úlcera crónica gástrica ou duodenal, já que neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

 

Controle  de temperatura: 

 

Muitas culturas vêem a banana como fruta ‘refrescante’, que pode reduzir tanto a temperatura física como a emocional de mulheres grávidas. Nos países nórdicos, as grávidas comem bananas para os bébés nascerem com temperatura baixa.

 

Desordens  Afectivas Ocasionais:

 

A banana auxilia os que sofrem de DAO, porque contêm um incrementador natural do humor, o "trypotophan".

 

Tabaco:

 

As bananas podem ajudar as pessoas que estão a deixar de fumar, porque os seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de Potássio e Magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.

 

Stress:

 

O Potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigénio ao cérebro e regulando o equilíbrio de água no nosso corpo.

Quando stressados, a taxa metabólica eleva-se, reduzindo os níveis de Potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.

 

 

Enfarte:

 

De acordo com pesquisa publicado no Jornal de Medicina de New England, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40% !

 

Verrugas:

 

Os dermatologistas afirmam que se se quiser eliminar verrugas, basta colocar a parte interna da casca de banana sobre elas e prendê-la com gaze ou fita adesiva.

 

 Regulação dos níveis de carboidrato:

 

Comendo alimentos ricos em carboidrato, como bananas, a cada 2 horas, mantém-se estável o nível de açúcar.

 

 

Hipokaliémia

 

A  baixa do potássio para  valores inferiores a  2.6 pode provocar paragem  cardíaca com morte  súbita. Esta situação,  vulgar nas mulheres  que se preocupam com  “a linha”, já que  comem pouco, alimentam-se  deficientemente e, bebem  muita água durante  o dia, e nas anoréxicas,  pode ser remediada e  evitada com a ingestão  de uma banana por  dia.

 

Como  veem, a banana é  um remédio natural  contra muitos problemas.

 

Comparada  por exemplo à maçã,  tem:

– 4 vezes mais proteínas,

– 2 vezes mais carboidratos,

– 3 vezes mais fósforo,

– 5 vezes mais vitamina A e ferro e 

– 2 vezes mais outras vitaminas e sais minerais.

 

Também  é rica em potássio  e, como um todo,  é um dos alimentos  mais completos que existem.

 

NÃO  ENGORDA E SACIA A  FOME!

 

 

Então  a frase…

“Uma banana ao dia dispensa o médico“, tem todo o sentido…

 

Fontes  de informação:

 

  Universidade de Berkeley

 

– JAMA (Journal of the American Medical Association)

 

– New England Journal of Medecine

 

 

 

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