Orgânicos: naturais e elitizados


 

Orgânicos: naturais e elitizados

 

(São Paulo, BR Press) – Tendência consolidada na Europa, a alimentação orgânica está caindo nas graças dos brasileiros com maior poder aquisitivo: 9% da população já consome produtos orgânicos. Nesta quinta (23/07), começa a quinta edição da Bio Brazil Fair, com a presença do presidente da República e do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, na cerimônia de abertura oficial, a partir das 11 horas, no 2º piso do prédio da Bienal do Ibirapuera.

 

Segundo pesquisa recente da consultoria GFK, produtos orgânicos estão em alta no país, embora 70% de sua produção seja exportada. No entanto, as 18 milhões de pessoas que os consomem e já respondem por 1% do faturamento total dos supermercados – cerca de R$ 1,585 bilhão.

 

Crescimento e incentivo

 

Segundo os organizadores da Bio Brazil Fair, o Mercado dos orgânicos cresce de 20 a 30% ao ano, no país. Os números da agricultura orgânica no Brasil também chamaram a atenção da organização da Agrifam 2009, que neste ano trará uma certificadora do segmento, além de um seminário sobre Agroecologia.

 

Em maio deste ano, uma medida tomada em conjunto pelos Ministérios da Agricultura, Meio Ambiente, Saúde, Educação e Ciência e Tecnologia, definiu a padronização dos selos para as diversas certificadoras do país. Até agora não havia um padrão nacional, mas com a nova regra o agricultor terá diretrizes para melhorar sua produtividade e a qualidade dos alimentos, o que deve impulsionar os orgânicos.

 

O seminário sobre Agroecologia, que acontece durante a Feira, no dia 31/07, se relaciona, entre outros temas, à produção orgânica, e irá esclarecer todo o processo de cultivo e produção no segmento. Segundo Marcos Macedo, responsável pela organização do seminário, todas as etapas produtivas serão abordadas.

 

"Um produto orgânico é muito mais que um alimento sem agrotóxicos e sem aditivos químicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e os demais recursos naturais", observa Macedo, que também é produtor do ramo.

 

Feiras

 

Paralelamente à Bio Brazil Fair acontece a Natural Tech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, evento especialmente desenvolvido para lançar e promover lançamentos em alimentação natural, terapias e vida saudável.

 

A Feira – A Agrifam 2009 acontece entre 31 de julho e 2 de agosto, na sede da Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo), km 322 da rodovia Marechal Rondon, em Agudos, região de Bauru. Mais informações no site http://www.agrifam.com.br.

 

A Bio Brazil Fair acontece até 26/07, das 11h às 22h, com entrada franca.

 

YAHOO!

 

 

Anúncios