Ao invés de descartar o óleo e poluir, faça sabão…


 

Você sabe como descartar o óleo de cozinha usado?

 Poupe dinheiro aprendendo a fazer sabão em casa.

Por Amélia

Hoje conversaremos um pouco sobre um tema importante: O que fazer com o óleo que sobra?Por falta de conhecimento, muita gente descarta o óleo de cozinha usado na pia, no ralo, e até no vaso sanitário. A questão é que independente do local onde esteja sendo descartado, isso em breve provocará no mínimo um entupimento, enfim, é dor de cabeça na certa.

 

Bife à milanesa, pastel, batata frita… São muitas as frituras gostosas que vão à mesa de nossa família. O resultado é que, na maioria das vezes, o produto é jogado na pia, no ralo, ou mesmo no lixo comum, como todo mundo sabe e vê.

 

Esse despejo indevido de óleo na rede de esgotos ou nos lixões custa caro: contamina a água e o solo e facilita a ocorrência de enchentes.

 

Segundo especialistas, quando o óleo segue para a rede de esgotos, encarece o tratamento dos resíduos em até 45%.

Mas o que fazer então? A melhor alternativa é procurar alguma empresa ou entidade que reaproveite o produto. Nesse caso, basta armazenar o óleo já frio em uma garrafa PET ou qualquer outro frasco com tampa e fazer a doação. Não é necessário coar.

Esse óleo usado é transformado em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais, biodiesel, produtos de agropecuária e matéria-prima para fabricação de outros produtos.

Quando jogado diretamente na pia ou no vaso sanitário, além de ir parar diretamente nos rios e nos mares, o óleo pode entupir as tubulações de sua casa ou da rede publica. Cada litro de óleo contamina até 20 mil litros de água. São fatores que encarecem o tratamento da água para o consumo humano.

Prejuízos do óleo de fritura ao meio ambiente:
• Impermeabilização do solo, contribuindo para aumento de enchentes;
• Prejuízo à oxigenação da água dos rios, causando danos à fauna aquática;
• Mau cheiro e poluição;

• Entupimento das tubulações.

Receita para fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado no dia-a-dia:

•    5 litros de óleo de cozinha usado;

•    2 litros de água;

•    200 mililitros de amaciante;

•    1 quilo de soda cáustica em escama.

 

Preparo:

·               Coloque a soda em escamas no fundo de uma vasilha reforçada (pode ser uma lata de tinta de 18 litros) cuidadosamente

·               Coloque, com cuidado, a água fervendo(nessa hora não se esqueça das luvas e óculos para proteção)

·               Mexa até diluir todas as escamas da soda

·               Adicione o óleo já coado e mexa

·               Adicione o amaciante e mexa novamente

·               Jogue a mistura numa fôrma e espere secar (eu já vi quem usasse caixas de leite como forma para o sabão)

·               Corte o sabão em barras e estará pronto!


IMPORTANTE: ao dissolver a soda cáustica, use luvas e óculos de proteção para evitar acidentes. Faça o sabão longe de crianças e em ambiente ventilado.

 

LEMBRE-SE: deixe o sabão em descanso depois de pronto por alguns dias, antes de usá-lo.


A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de plástico para preparar a mistura. (tem pessoas que usam utensílios de madeira, mas às vezes esses soltam fiapos ou ferpas, o que compromete o resultado final)


Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, várias cidades em todo o Brasil têm criado métodos de reciclagem.

Veja a seguir alguns endereços que fazem a coleta do óleo, caso você ache trabalhoso fazer o sabão em casa.

 

Mulher

Anúncios