‘Lixo’ vira instrumentos musicais


 

‘Lixo’ vira instrumentos musicais

 

 

Cristiano Rosa, ou melhor, pan&tone, é o verdadeiro Dr. Bugiganga do Brasil. Especialista na arte do Circuit Bending, criada por Reed Ghazala, o músico apresenta de forma simples e objetiva como construir instrumentos musicais através do "lixo" que estava ocupando espaço na sua casa. E ele passa seus conhecimentos em quatro dias de oficinas, de segunda-feira a quinta (08 à 11/06), no Plano B, na Lapa, das 20h às 23h.

 

O novo aparelho musical pode ser construído através da modificação de circuitos eletrônicos existentes nos brinquedos, rádios, toca-fitas, pedais de guitarra, ou pela construção de projetos eletrônicos como osciladores, geradores de pulso e ruído, filtros, mixers, pré-amps, mini amps, entre vários outros.

 

Não precisa ser um especialista na área ou músico para participar da oficina. Basta apenas curiosidade. Todos os projetos são abordados com o mínimo de teoria, utilizando materiais baratos e às vezes reciclados. Toda descoberta acidental é bem vinda e dividida com o grupo, posteriormente incorporada nas próximas edições das oficinas.

 

Circuit Bending

 

É a arte de modificar pequenos aparelhos eletrônicos, normalmente os usados em brinquedos, para criar novos sons e instrumentos musicais. Além de exibir a música experimental, os objetos modificados são verdadeiras obras de arte moderna; colagens com pedaços de aparelhos variados, como sintetizadores, controles remotos, CD players, alto-falantes, telefones, bonecas, e todo tipo de brinquedos.

 

No Brasil existem diversos artistas que utilizam o Circuit Bending em seu set de instrumentos. Cristiano Rosa é formado em Ciência da Computação pela UFRGS e trabalha com música em seu projeto Pan&tone, através da modificação de aparelhos eletrônicos domésticos e engenhocas criadas em casa assim como brinquedos antigos, rádios, osciladores, noise generators, filtros e efeitos.

 

Peça rara

 

Cristiano Rosa trabalha com música experimental desde 1989, quando utilizava colagens com fita cassete amassadas, microfonias e percussão em sucata. Em 2005, foi convidado a participar de um espetáculo de teatro audiovisual, com liberdade total de experimentar novas formas de expressão sonora.

 

A partir 2006, iniciou sua pesquisa, desenvolvendo uma série de instrumentos audiovisuais baseados na técnica de Circuit Bending. Utilizando instrumentos de autoria participou de diversos espetáculos.

 

Valor do curso: R$ 230,00. Além das aulas, o valor incluí todos os equipamentos necessários para construir seus objetos.

 

Plano B – Rua Francisco Muratori, 2, bloco A;

(21) 2507-9860

 

(Rio de Janeiro – Tathianna Nunes/Especial para BR Press)

 

Yahoo! 

 

Anúncios