Abdominal na cama é tentação nos dias frios


 

Abdominal na cama é tentação

nos dias frios

Treinar no colchão, entretanto, ameaça a coluna

e nem faz tanto efeito

 

 

 

Nos dias frios, tudo é motivo para ficar um tempinho a mais na cama. Para combinar o conforto à prática de exercícios, muita gente resolve trocar o colchonete pelo colchão na hora de fazer os abdominais. Mas a iniciativa pode trazer alguns problemas. De vez em quando, pode fazer. Mas, a médio prazo, a troca não compensa: você pode machucar a coluna e os exercícios também perdem eficiência por causa da instabilidade , afirma o professor de Educação Física e consultor esportivo, Rodrigo Cintra, que também faz parte do time de especialistas do MinhaVida. A seguir, ele explica por que existem riscos nessa adaptação e dá dicas para que, quando você for improvisar, seu corpo fique livre de lesões.

 

Algum tipo de colchão oferece boa estabilidade para a coluna para fazer abdominais?

O aconselhado é fazer exercícios abdominais em colchonetes específicos para fitness, encontrados com facilidade em lojas especializadas. Entretanto, como medida alternativa, pode-se realizar esse tipo de exercício em colchões, desde que sejam ortopédicos dos mais rígidos. Os mais flexíveis promovem pouca estabilidade ao movimento, o que pode ocasionar lesões.

 

As vértebras sofrem sobrecarga, dado o apoio instável?

Sem dúvidas, os exercícios quando realizados com pouca estabilidade podem promover, dentre outros inconvenientes, a sobrecarga e até mesmo compressões indesejáveis na coluna vertebral.

 

É mais difícil apoiar os pés no colchão?

Sim. É uma tendência normal, devido à ação da gravidade, que nosso centro gravitacional fique mais baixo quando deitamos em superfície muito flexível, o que acontece na maioria dos colchões, sejam eles de molas ou de espuma. Portanto, com a baixa do centro gravitacional, passa a ser necessário para se fixar os pés no colchão, o agrupamento de musculaturas como flexores do quadril, isqueotibiais entre outros, o que aumenta a fadiga ao exercício e diminui a especificidade desejada em exercícios abdominais.

 

A variedade de exercícios chega a ser menor na cama?

É muito menor. A instabilidade ocasionada pela maioria dos colchões traz alguns inconvenientes, dentre eles a busca inconsciente por recrutamento de musculaturas acessórias, o que limita a boa realização de variações adequadas de exercícios.

 

Os abdominais com bola são mais difíceis de fazer na cama? Abdominal com bola é um exercício fabuloso e que promove muito resultado benéfico, se bem realizado, por isso só faça com orientação de um profissional de Educação Física. Sem este apoio, você o risco de errar na realização, prejudicando o resultado e a sua coluna.

 

O travesseiro pode ser usado para estabilizar a cervical?

Tanto um travesseiro, como qualquer superfície que promova conforto e deixe a região cervical da coluna em curvatura normal pode sim ser utilizado como estabilizador. Inclusive é muito prudente que se faça a estabilização desta região, principalmente quando são realizados exercícios abdominais inferiores, com auxílio das pernas.

 

E colocar o travesseiro embaixo das panturrilhas é uma boa idéia?

Colocar o travesseiro na parte posterior da perna, o imprensando com a panturrilha e a região posterior da coxa (bíceps femoral) não promove maiores resultados na região abdominal. Pelo contrário, essa atitude pode causar maior fadiga e desconforto, diminuindo a sua performance.

 

Dá para fazer abdominais na cama de vez em quando ou pode fazer sempre?

Não aconselho a realização com freqüência desse tipo de exercícios em região muito flexível como uma cama. Mas, vez ou outra, não há problemas a não ser que você tenha algum problema postural pré-existente.

 

Fazer abdominais logo cedo, antes de levantar, é uma boa idéia? O corpo, ao despertar, está pronto par estes movimentos? Na verdade não só o abdominal, mas todo exercício deve ser evitado em jejum. Além de desconfortos, pode ocorrer o que chamamos de formação de corpos cetônicos , que são toxinas que podem inclusive causar inclusive vômitos e mal-estar.

 

E existe algum problema em deixar os abdominais para a hora de dormir? Eles atrapalham o sono?

Exercícios abdominais, como qualquer tipo de exercício físico, devem ser realizados com moderação no período noturno, mais ainda próximo do seu horário rotineiro de dormir. A adrenalina e outras substâncias promovidas durante a atividade física aceleram o metabolismo e podem provocar insônia.

 

 

Prof. Rodrigo Cintra

E-mail: prof.rodrigocintra@hotmail.com 

 

Yahoo/MinhaVida 

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