Afinal o que significa fitness?


  

Mas afinal o que é mesmo FITNESS?

Daniel Negreiros

 

 

 

Embora nos últimos anos o Fitness venha evoluindo de definição no moderno meio profissional, empresarial e mercadológico em que se encontra, ainda hoje o termo popularmente pode ser idealizado de forma equivocada em uma só palavra: MAROMBA.

 

 De origem inglesa a palavra "Fitness" significa aptidão física e/ou bom condicionamento, também conhecido como "malhado(a)" ou "em forma". A expressão também pode se apresentar com uma conotação de exercício físico ou nível de treinamento de acordo com a frase ou situação em inglês.

 

De acordo com a publicação Longman – Dictionary of American English -1983, a palavra "Fit", isolada, significa literalmente "boa forma",  que deve ser remetida ao objetivo de alcance do equilíbrio corporal e espiritual.

 

A medida em que este mercado se profissionaliza a expressão, Fitness, ganha novas analogias que remetem sempre a prática da atividade física. Mas, na busca de um “corpo perfeito” esta expressão vem sendo corrompida por atitudes e pensamentos inconsequentes de, daí sim, marombeiros que desprezam o prazer da prática de uma atividade em busca de resultados, somente, estéticos a qualquer custo.

 

O Fitness tem como função básica traçar um padrão de treinamento para que um indivíduo possa chegar ao estado de bom condicionamento físico, através dos seguintes componentes:

 

-+ flexibilidade, força, eficiência cardiovascular, resistência aeróbica e resistência muscular localizada.

 

E para treinar esses componentes o Fitness, entendido aqui como um conjunto de estudos específicos em torno da saúde, aplica determinados princípios de treinamento embasados no balanceamento de uma boa composição corporal, ou seja, sem excessos na porcentagem de gordura e de um bom índice de massa magra.

 

Desta forma, o verdadeiro conceito Fitness incentiva a busca do equilíbrio entre dedicação e o prazer, nos apresentando, como consequência, o sentido de “bem estar” do SER como um todo, inclusive saúde mental e emocional, que nos ajuda a controlar os sentimento e ansiedades originadas da vida agitada da modernidade.

 

>>História. Desde a década de 70, nos Estados Unidos, a Associação do Fitness discutia a busca da atividade física como instrumento da qualidade de vida, aprimorando o conceito e os estudos até chegar em uma outra expressão menos conhecida, o Wellness, que também significa bem estar (¬¬), mas que também remete a valorização do trabalho do profissional de Educação Física que cuida da saúde em toda a amplitude desta palavra.

 

Assim (ufa…), o Fitness é um conceito que se inclui neste ainda maior que é o Wellness (Ahhh…).

 

A qualificação profissional no campo Wellness/Fitness juntamente aos passos largos em que os empresários de saúde caminham neste setor tem gerado grandes lucros ao campo, que hoje atende com sucesso as exigências de qualidade do mercado, subsidiada por seu cliente final que já é consciente sobre a importância do profissional de Educação Física que é capaz de dirigir um programa de atividades, procurando desenvolver um trabalho integral e específico, agregando profissionais de áreas afins como nutricionistas, médicos, fisioterapeutas e especialistas em geral.

 

eceara

Anúncios