Robô guiado pelo pensamento


 

 Honda apresenta
robô guiado pelo pensamento
 
 

TÓQUIO (AFP) – A japonesa Honda anunciou nesta terça-feira que desenvolveu um robô guiado pelo pensamento humano, graças a um dispositivo parecido com um capacete que mede a atividade cerebral da pessoa e envia sinais para a máquina.

 

A mais recente versão do Asimo – o famoso robô do Honda Motor Co. que dança, corre e guia pessoas através de um ambiente – foi equipado com uma "interface cérebro-máquina " (BMI, em inglês).

 

A nova tecnologia faz com que o robô humanóide possa realizar quatro movimentos básicos com braços e pernas baseados em instruções não verbais enviadas por uma pessoa concentrada na realização das ações em questão.

 

"Ao imaginar que está movendo a mão direita, a pessoa faz com que Asimo mova a mão direita. A precisão do movimento depende se a pessoa é boa em se concentrar ou não", explica um dos cientistas envolvidos, Tatsuya Okabe, da Honda Research Institute Japan.

 

Asimo pode realizar movimentos corretamente em 90,6% dos casos, segundo os cientistas.

 

A pesquisa visa a criar um robô com capacidade de ajudar as pessoas nas tarefas domésticas, como servir comida ou regar as plantas, mas, segundo os cientistas, a comercialização desse sonho das donas de casa é algo que ainda vai demorar.

 

Yahoo! 

 

Anúncios