Muita fruta cítrica provoca cárie


 

Muita fruta cítrica provoca cárie

Por BR Press

 

Uma das preocupações mais comuns das mães é que seus filhos comam mais frutas. Mas é preciso oferecer tipos variados às crianças, já que as frutas cítricas laranja, limão, lima e mexerica, por exemplo são alimentos ácidos e com alto teor de açúcar, favorecendo o aparecimento de cárie nos dentes.

 

"No início, os alimentos ácidos consumidos em excesso provocam uma erosão da capa externa do dente, o esmalte. Depois, nos pontos onde persistem acúmulos de açúcar ou outros hidratos de carbono, formam-se cáries", explica o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care (Manaus, AM) e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

 

Rezende explica que os ácidos das frutas cítricas enfraquecem os dentes e corróem o esmalte. "Uma ‘boca ácida’ é o melhor ambiente para o crescimento da população de bactérias. São cerca de dez bilhões de bactérias por gota de saliva. Elas crescem e produzem ainda mais ácido em decorrência do ácido da fruta cítrica".

 

Mesmo que os cítricos ofereçam riscos quando ingeridos em grande quantidade, o especialista defende seu consumo. "Só não devemos nos esquecer de providenciar uma excelente limpeza dos dentes após comer uma fruta ou tomar um suco de laranja, limão, abacaxi, tangerina, ou até mesmo de manga que é bastante doce. Fazer bochechos com bastante água e escovar bem os dentes depois ainda é a melhor prevenção contra as cáries".

 

Refrigerantes ou sucos?

 

Tem muita gente que pede um suco de laranja em vez de refrigerante. De acordo com o dentista Marcelo Rezende, a bebida mais indicada para acompanhar as refeições é água. "Os refrigerantes também podem causar estragos sem volta. A ingestão dessas bebidas em grande quantidade tão comum entre os adolescentes é uma das principais causas da erosão dental, podendo desencadear dor, sensibilidade exagerada e comprometer a aparência do paciente. A restauração do esmalte e da dentina é difícil e requer acompanhamento contínuo, além de ser um tratamento caro".

 

De acordo com o especialista, quando alguém quer substituir refrigerante por sucos, deve optar pelos feitos com uva, caju, carambola, pêra e melancia. "Se a pessoa não tem como escovar os dentes em seguida, vale a pena tomar um copo de água ao final para retirar o excesso de açúcar da boca".

 

(*) Com Press Página Projetos de Comunicação.

 

Yahoo! 

 

 

Anúncios