Real x virtual: seu corpo pode se enganar


 

Real x virtual:

seu corpo pode se enganar

Mundos virtuais podem se tornar mais reais, indica estudo

 

 

SÃO PAULO – É possível levar o corpo humano a acreditar que o virtual é real? Um estudo feito na Espanha parece indicar que sim. 

 

 

Uma pesquisadora conseguiu convencer voluntários de um teste que um braço virtual era seu de verdade.

 

 

Mel Slater, da Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, fez um experimento com 21 voluntários para testar os limites das ilusões por computador.

 

 

Ela mostrava a cada voluntário uma imagem em terceira dimensão do seu braço enquanto o membro de fato ficava escondido da sua visão. Para os voluntários, parecia que o braço virtual estava saindo diretamente do seu ombro.

 

 

Slater tocava o braço virtual com uma vara até detectar que os voluntários sentiam como se o braço virtual fosse seu. A pesquisadora girava então braço virtual em 90 graus, o que gerava espasmos musculares no braço dos voluntários, como se ele realmente estivesse sendo torcido.

 

 

O grupo de pesquisadores liderado por ela agora busca expandir a ilusão para todo o corpo. O objetivo é criar um ambiente virtual no qual as pessoas tenham as sensações mais reais possíveis. O experimento foi registrado na publicação científica Frontiers in Human Neuroscience.

 

INFO 

 

Anúncios