Evite óculos de farmácia


 

Evite óculos "de farmácia"

 

 

(BR Press*) – No Brasil 26% da população tem 40 anos de idade ou mais segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das conseqüências deste indicador é o crescimento do consumo de óculos prontos para corrigir presbiopia ou vista cansada, que são facilmente encontrados em farmácias, supermercados e até em lojas de conveniência.

 

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a presbiopia, dificuldade para enxergar de perto, é inevitável. Surge por volta dos 40 anos em decorrência do envelhecimento que enrijece a musculatura ocular e o cristalino, diminuindo a capacidade de acomodação, ou foco. Ele diz que 6 em cada 10 présbitas chegam ao consultório usando os populares óculos de farmácia para corrigir o problema.

 

Exames

 

São atraídos pelo baixo preço e por acreditarem que a doença é um mal menor. Resultado – Colocam a saúde dos olhos em risco. Isso porque, explica, é a partir desta idade que geralmente surgem o glaucoma e alterações na retina. Para preservar a visão o recomendável é fazer um check-up ocular completo a cada dois anos nesta faixa etária.

 

Além disso, comenta, a única forma segura de garantir correção visual adequada é através da prescrição médica. Os óculos de farmácia podem até melhorar a visão de perto, ressalta, mas por terem grau aproximado, exigem maior esforço visual. Por isso, explica, podem agravar a presbiopia e provocar dor de cabeça no final do dia.

 

(*) Com Eutrópia Turazzi, da LDC Comunicação.

 

http://br.noticias.yahoo.com/s/19032009/11/saude-evite-oculos-farmacia.html

 

Anúncios