Disco rígido


 

Córtex visual grava as memórias de imagens, conclui estudo

 

 

 

 

Londres, 18 fev (EFE). O córtex visual primário é a parte do cérebro que possibilita o exercício da memória visual em um pessoa.

 

 

Trata-se um tipo de memória que permite lembrar uma imagem que já desapareceu do alcance dos sentidos, afirma um estudo publicado hoje pela revista "Nature Neuroscience".

 

 

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores Frank Tong e Stephenie Harrison, da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, se baseiam na possibilidade de adivinhar que imagem tem em mente uma pessoa, através de uma ressonância magnética funcional.

 

 

Desenvolvida há uma década, esta técnica se tornou a ferramenta perfeita para obter mapas da atividade cerebral.

 

 

As imagens obtidas a partir dela mostram a estrutura lobulada e rugosa do cérebro com algumas regiões iluminadas em vermelho ou em amarelo, que correspondem às áreas que ativadas com cada função.

 

 

Os pesquisadores comprovaram que este mecanismo permitia averiguar com 80% de precisão qual das duas imagens apresentadas ao sujeito era finalmente retida pela memória visual.

 

 

Através desta técnica, eles descobriram a relação do córtex visual – parte do cérebro situada na parte posterior do lóbulo occipital e que processa a informação que chega da retina- na formação da memória visual.

 

 

Além disso, a equipe afirma que os neurônios situados nas regiões superiores, como a córtex pré-frontal, não contam com a sensibilidade necessária para detectar os detalhes de uma imagem, com os quais se forma a memória visual.

 

 

EFE avh/jp |Q:CYT:pt-BR:13006000:Ciência e tecnologia:Pesquisa SYS:pt-BR:07005000:Saúde:Pesquisa médica| 02/18/17-46/09

 

 

Yahoo!

 

Anúncios