Comece a recordar seus sonhos e conheça mais sobre si mesmo


 

 

Comece a recordar seus sonhos e conheça mais sobre si mesmo

ffffound!

 

 

 

Todo mundo sonha, mas algumas pessoas esquecem ao acordar

A interpretação dos sonhos causa intriga e, normalmente, ativa a curiosidade de quem tem o privilégio de se lembrar das histórias que vivencia enquanto dorme. Olhar para essas aventuras com um espírito mais atento, entretanto, é uma alternativa bastante indicada para quem busca o autoconhecimento. A psicóloga Madalena Rehder, do Núcleo de Especialização em Psicodrama e Sociodrama de Santo André e região, explica a seguir como você faz para recordar, com detalhes, cada lance dos seus sonhos e usar estas revelações a favor do seu crescimento pessoal.

 

Todas as pessoas sonham?

Sim, todas as pessoas sonham, o sonho é uma condensação do que vivenciamos no dia-a-dia. Ao dormir, essas imagens são liberadas ou projetadas, reativando memórias que foram registradas pela consciência. Recordar os sonhos e conversar sobre eles é uma ferramenta de autoconhecimento.

 

Esta reação do organismo tem alguma função ligada à organização das idéias?

Sim. O sonho apresenta questões mais intimas, ligadas ao inconsciente. Ao recordar ou mesmo conversar sobre o sonho, isso permite refletir e modificar algumas formas de pensamento. Sem censura, é possível entrar em contato direto com nossas emoções.

 

É verdade que algumas pessoas só sonham em preto e branco?

O preto e o branco fazem parte das cores neutras, que podem ganhar cor a qualquer momento. As belezas dos conteúdos oníricos também se encontram nestes sonhos.

 

A área do cérebro envolvida com a capacidade de sonhar é responsável por que outras atividades?

É a mesma área da atenção, da memória e da regulação dos estados emocionais.

 

Dias muito agitados dificultam a capacidade de sonhar?

Muitas vezes, o sonho reflete essa agitação. Sonhar acalma e ao mesmo tempo pode deixar as pessoas tensas e ansiosas, depende muito do conteúdo onírico, que é rico. No momento do tratar as cenas e desvendar como já referi as imagens inconscientes, ele proporciona aprendizagem e melhora os estados de percepção e de atenção pessoal. As vivências das cenas reproduzidas ao relatar o sonho permitem entender melhor o que está acontecendo com você, oferecendo soluções espontâneas e criativas para resolver os problemas.

 

Quem sonha muito apresenta alguma vantagem (de memória, de raciocínio…) em relação a quem não sonha?

Sim, quem sonha torna-se mais consciente de seus atos, desde que aproveite os sonhos como uma ferramenta de autoconhecimento.

 

Por que algumas pessoas têm tanta dificuldade de se lembrar do que sonharam?

São muitos os aspectos que interferem neste caso, desde stress até falta de treino para relatar ou lembrar o sonho. Muitas pessoas também sofrem com a falta de tempo para olhar para si mesmo ou resistem a encarar algumas verdades reveladas pelos sonhos.

 

Por que, às vezes, o sonho não deixa vestígios quando acordamos. Mas, durante o dia, alguns flashes surgem?

Porque algumas cenas são similares às que estão gravadas em nossa mente, e os nossos sonhos podem mostrar traços recorrentes de muitas de nossas atitudes.

 

MinhaVida 

Anúncios