Enfrentando e Vencendo o Fracasso (Parte I)


 

Enfrentando e Vencendo o Fracasso (Parte I)

Por Rick Warren

ffffound!

 

 

Não há vida humana que seja uma ininterrupta série de vitórias. Todos nós experimentamos reveses, derrotas, perdas e fracassos. Mesmo os grandes rebatedores no jogo de basebol acertam apenas 30% das bolas. Todos nós cometemos erros.

 

 

Já que falhar é o nosso denominador comum, uma das habilidades mais importantes que podemos aprender é como responder ao fracasso. Pessoas bem-sucedidas sabem como transformar cada fracasso em uma experiência de aprendizado: o primeiro passo para o sucesso. Embora as razões para o fracasso sejam inúmeras, aqui estão as mais comuns. Podemos fracassar:    

 

 

 

. Quando não planejamos com antecedência. Como diz um velho ditado: “Se você deixa de planejar, está planejando o fracasso”. Provérbios 27.12 diz: “O homem sensível fica atento aos problemas que terá adiante e se prepara para fazer frente a eles”.  Segundo a Bíblia Noé começou a construir a arca muito antes que começasse a chover. 

 

 

 

. Quando pensamos que já “chegamos lá”.  Lembre-se da lição da baleia: justamente quando chega à tona e lança o jato para o ar é que ela acaba sendo arpoada! Provérbios 16.18 afirma: “O orgulho leva à destruição e a arrogância conduz à queda”.

 

 

 

. Quando temos medo de assumir riscos necessários. Medo de fracassar pode levar ao fracasso. Preocupamo-nos com o que os outros irão pensar de nós se fracassarmos e, então, nem ao menos tentamos. Ex-atleta profissional de sucesso, Fran Tarkenton disse: “O medo prepara você para ser um perdedor”. Fracassamos quando deixamos de tirar proveito de oportunidades de ouro.

 

“O medo do homem é uma armadilha perigosa” (Provérbios 29.25).

 

 

 

. Quando desistimos cedo demais. Muitas vezes o sucesso está quase na esquina. Uma disputa esportiva geralmente é ganha nos segundos finais. Se não for bem-sucedido da primeira vez,

 

você é uma pessoa normal! Continue tentando! O valor do selo postal está em sua habilidade de ficar grudado até chegar ao seu destino. “Um sujeito preguiçoso enfrenta problemas ao longo de toda a sua vida” (Provérbios 15.19). 

 

 

 

. Quando ignoramos os avisos de Deus.  A Bíblia é o manual para a vida que nos foi dado por nosso Deus e Criador. Ela está repleta de instruções práticas e diretrizes para o trabalho, lar, finanças, relacionamentos e saúde. Quando deixamos de segui-las, estamos pedindo para ter problemas. “Há caminhos que para o homem parecem direitos, mas ao final conduzem à morte”

 

(Provérbios 14.12). 

 

 

 

Há uma verdade importante sobre fracasso que vale a pena ser lembrada: Fracasso só é definitivo quando você permite que ele o seja. Você jamais será um fracasso enquanto não desistir.

 

 clique aqui para assinar o Maná da Segunda

 

Anúncios