nÃO mE aDD


 

Redes sociais são o paraíso de hackers

 

FOTO: FFFFOUND! 

 

A informação não é nada nova. Redes sociais como Orkut, MySpace e Facebook são alvos fáceis dos cyber-criminosos devido à confiança depositada pelos usuários nas ferramentas, onde geralmente expõem dados pessoais valiosos e instalam pequenas aplicações indiscriminadamente, afirma o The Inquirer.

 

A declaração é de Nathan Hamiel e Shawn Moyer, especialistas em segurança que fizeram apresentações na conferência Black Hat 2008, em Las Vegas.

 

Segundo o site, a brecha teria se tornado maior após a abertura da plataforma do Facebook a desenvolvedores externos, que agora podem criar widgets, pequenos aplicativos que rodam nas páginas dos usuários do serviço. A banalização dos widgets implica em um risco muito maior, já que estas aplicações podem conter código malicioso.

 

O USA Today traz afirmações de fontes mais renomada, como Billy Hoffman, gerente da Hewlett-Packard Security Labs: "O crescimento dos ataques pode afetar a confiança que as pessoas depositam nestas ferramentas, e mais à frente comprometer a relação de tal modo que elas desconfiem de sites idôneos também". Outra grande empresa de segurança, a Symantec detectou 711.912 ameaças de malware no ano passado, em comparação às 125.243 em 2006.

 

As mais recentes "invasões" ocorrem a partir de sites de relacionamento, de busca, navegadores e mais recentemente o serviço Google Calendar. Hackers vêm utilizando intensamente o Google e seus variados serviços para infiltrar malwares, uma das técnicas é direcionar o usuário a sites a partir de buscas realizadas ou de convites do Calendar.

 

A solução, segundo especialistas de segurança, é um tanto óbvia: desconfiar sempre de qualquer mensagem recebida, seja ela e-mail, ou um link enviado por uma pessoa conhecida ou aparentemente confiável, afirmam Moyer e Hamiel. Ainda, é necessário atentar para as informações publicadas nos sites de relacionamento: "Não coloque lá nada que não seja realmente público", conta o Inquirer.

 

O último conselho da dupla, porém, surpreende, embora faça todo sentido: "Crie um perfil seu antes que qualquer outra pessoa o faça. É uma forma de garantir que o "você" é realmente quem afirma ser".

 

 

Fonte: Geek 

 

Dicas de privacidade no Google com legendas

 

Anúncios