Correr permite uma vida mais longa


 

Correr retarda o envelhecimento

(mas, não exagere)

 

foto:ffffound!

 

WASHINGTON (AFP) – As pessoas com mais de 50 anos que correm regularmente envelhecem mais devagar e vivem mais do que as sedentárias, revela um estudo realizado por pesquisadores americanos.

 

 

Correr de forma regular e por muitos anos permite uma vida mais longa e reduz em 50% o risco de morrer antes das pessoas sedentárias, concluíram os médicos da Faculdade de Medicina de Stanford, na Califórnia.

 

 

A pesquisa acompanhou, desde 1984, um grupo de 538 pessoas com mais de 50 anos e que corria várias vezes por semana com um grupo de sedentários da mesma faixa etária, revela o artigo publicado no Journal of Internal Medicine.

 

 

"Ficamos surpresos porque os benefícios do exercício se revelaram mais importantes do que prevíamos", disse o doutor James Fries, professor de medicina da Universidade de Stanford e principal autor do trabalho.

 

 

Os médicos também ficaram surpresos porque os corredores seguem tendo melhor saúde do que os sedentários até depois dos 90 anos. Essa diferença ocorre, provavelmente, pelo índice de massa corporal menor dos que realizam exercícios e também pelos hábitos de vida mais saudáveis, em geral.

 

 

Os pesquisadores usaram estatísticas nacionais de mortalidade para determinar os índices de óbitos dos dois grupos.

 

 

Segundo a pesquisa, 19 anos após o início do estudo, 34% do grupo dos sedentários haviam morrido, contra apenas 15% do grupo que realizava exercício regularmente.

 

 

Via Yahoo! 

Anúncios