Matemática e Beleza = Aprendendo a contar as calorias


 

       Coma mais e engorde menos

 

Se você está pensando que vai ler aquela conversa de trocar uma bomba de chocolate por uma dúzia de cubos de mamão, errou.

Vitor Murad

 

 

É lógico que, se sua vontade é de doce, não vai ser uma tigela de frutinhas que vai resolver. As coisas gostosas costumam ser calóricas. Até aí, sem novidades. O que, provavelmente, você não parou para pensar é que uma única guloseima pode ser trocada por muitas outras e, ainda por cima, fazer você economizar um bom número de calorias. Não acredita?

 

Confira a lista e entenda direito essa história. É claro que você deve evitar esse tipo de comida, mas, se você vai enfiar o pé na jaca, que seja um só. Não os dois!


No cinema

Vai pegar um filminho e já pensa logo no baldão de pipoca, que você sabe que engorda. Por isso, foge dos docinhos. Besteira! Você pode comer, sim, a pipoca e ainda acrescentar outras quatro delícias, sem ingerir nem a metade das 1.000 calorias da embalagem tamanho família:

1 balde de pipocas grande com manteiga = 800 calorias

Ou
1 saco pequeno de pipoca sem manteiga (275 calorias) + 1 barra de chocolate de 30g (150 calorias) + 1 copo de refrigerante light (1 caloria) + 5 balas de frutas (65 calorias) = 491 calorias

 

Na lanchonete

Já que o beirute vem com aquele pão sírio – que é bem fininho – pode ser uma boa pedida para não estrapolar, certo? Nada disso! Outros sanduíches, apesar de calóricos, podem ser mais magros do que esse árabe:

1 beirute de filé mignon = 880 calorias

Ou
1 cheeseburger (305 calorias) + 1 porção de batata frita pequena (240 calorias) + 1 refrigerante light (1 caloria) + 1 bola de sorvete de morango (72 calorias) = 618 calorias

 

Nos intervalos

Aquela teoria que diz que não é bom ficar muitas horas sem comer é verdadeira. Então, não ignore os lanches entre as refeições. Mas, cuidado. Não vá até aquele café pertinho do trabalho e peça qualquer coisa. Avalie!

1 croissant grande recheado com queijo = 600 calorias

Ou
1 xícara de leite com chocolate (180 calorias) + 1 fatia de bolo de chocolate (145 calorias) + 1 fatia de pão integral light com requeijão (75 calorias) = 400 calorias

 

Na cantina

Você já sentou à mesa de toalha vermelha quadriculada tendo a certeza de que ia engordar. Mas, reflita bem antes de decidir qual massa vai escolher:

1 prato de tortellini de carne com molho = 900 calorias

Ou
1 pedaço de lasanha de peito de peru (310 calorias) + 1 taça de vinho tinto (65 calorias) + 1 pedaço de suflê de chocolate (100 calorias) = 475 calorias

 

No parque

Passou o moço que vende castanha de caju. Bom, você só vai comer esse saquinho. Então, manda um… Errou! Ele sozinho é tão calórico (e vai te deixar com fome) que não é uma boa idéia optar por ele:

1 saquinho de castanha de caju (180g) = 850 calorias

Ou
1 espiga de milho verde sem manteiga (90 calorias) + 1 pastel de carne (180 calorias) + 1 lata de cerveja (147 calorias) + 1 picolé de limão (60 calorias) = 477 calorias

 

Dieta 1200 calorias

 

Apesar de ser legal é preciso procurar alimentos que nutram e  não entupam as artérias, por isso essa dieta deve ser usada com cautela.

 

 

 

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