Vinho e Saúde


 
 Vinho e Saúde 
▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪ﻶﻉﻶﻉﻶﻉ▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪

 

Na esteira das novas descobertas científicas, para alegria dos seus fãs, está a comprovação dos efeitos benéficos que o consumo moderado de vinho, cujo hábito também faz parte do padrão nutricional da dieta do mediterrâneo, traz à saúde…

As pesquisas revelam que uma das substâncias, ou móleculas pertencentes à família dos polifenóis , responsáveis por esse benefício é o resveratrol, composto bioflavonóide fenólico, de grande poder antioxidante. A uva preta, principalmente a casca, tem grande concentração dessas substâncias que são, na verdade, o seu mecanismo de defesa contra as pragas, insetos e fungos. Como entram na composição do vinho, elas repassam esse benefício para o mesmo que, por sua vez, através da ação do álcool que ele contém, permitiria a conservação dos polifenóis e sua melhor absorção.


FUNÇÃO DOS ANTIOXIDANTES

Uma das principais funções dessas substâncias é inibir o mau colesterol (LDL), evitando sua entrada nos vasos sangüíneos e conseqüente formação de placas, que bloqueiam as artérias e causam doenças vasculares como ataques cardíacos e derrames.

 

Outra função importante é inibir a ação dos radicais livres, que têm efeito devastador no processo de envelhecimento do organismo, levando a várias doenças, principalmente o câncer.

 

OUTROS ELEMENTOS IMPORTANTES NA COMPOSIÇÃO DO VINHO

Além do resveratrol citamos outros elementos básicos que entram na composição do vinho:

·               ÁGUA, muito pura, porque é filtrada três vezes: pelo solo, pelas raízes e pelas folhas.

 

·               ETANOL: origina-se da fermentação dos açúcares da uva e que, em baixas doses, parece desempenhar um papel protetor sobre o sistema cardiovascular.

 

·               ENOTANINOS: ricos em bioflavonóides e substâncias fenólicas que aumentam a resistência dos vasos sangüíneos.


CONSELHOS ÚTEIS

·                AO ABRIR A GARRAFA: recomenda-se abrir no último instante os vinhos velhos e alguns vinhos brancos. Nos demais casos, é interessante abri-la antecipadamente: para tintos leves, 1 hora; para vinhos mais encorpados e jovens, até 12 horas antes.

 

·               TEMPERATURA:

o                                      licorosos-espumantes (tipo champagne): 5-8º

o                                      brancos e rosados: 5-10º

o                                      tintos leves: 8-12º

o                                      tinto encorpados: 5-18º

 

·                DEGUSTAÇÃO: é um ato destinado a analisar as diferentes propriedades organolépticas dos alimentos e, particularmente, dos vinho , ou seja, propriedades que atuam sobre os sentidos que, na prática, são a visão, o olfato e o paladar.

·                NA COZINHA, podem ser utilizado em: marinadas (vinha-d´alhos), tornando as carnes mais tenras, além de ser uma boa maneira de pré-cozinhá-las. Uma vez marinadas, pode-se finalizar o seu cozimento na grelha. Em molhos: em geral com vinhos tintos ou brancos. Como tempero: algumas gotas podem perfumar a maioria dos pratos durante o cozimento.

 

IMPORTANTE

Enfatizamos que o consumo moderado aconselhado seria 1 cálice diário para mulheres e 2 para os homens e, preferentemente, tomado às refeições. Além dos outros benefícios, em doses moderadas apresenta propriedades tônicas, sedativas, nutritivas e digestivas.

Entretanto, não podemos esquecer que existe um percentual da população que sofre de dependência alcoólica, e corre um maior risco de cair no consumo excessivo de bebidas que contenham álcool. A essas pessoas o nosso alerta: antes de mais nada, consulte um médico para um tratamento ou terapia, pois, sem nenhuma dúvida, está comprovado que o consumo excessivo de vinho é nocivo, porque ele contém entre 10 e 13% de álcool etílico, ou etanol. Ora, este álcool apresenta uma certa toxidade em doses altas. Como para todo o resto, tudo é uma questão de medida e bom senso!

Para finalizar, gostaríamos de salientar que, em função de todas essas descobertas, o vinho vem sendo cada vez mais recomendado como uma prazeirosa medida preventiva para a saúde!

Fonte: Corpo Saudável

 

 

Anúncios