Gurus da Saúde


 

 

Gurus da saúde

 

Com dicas simples, preparadores físicos, nutricionistas e médicos ajudam paulistanos a abandonar vícios, sair do sedentarismo, melhorar hábitos alimentares e, assim, conquistar a tão sonhada qualidade de vida

 

Os dez mandamentos de

Nuno Cobra, preparador físico

 

1-     Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador. "Ele é uma agressão ao organismo"

 

2-     Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas.

 

3-     Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar possível.

 

4-     Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana.

 

5-     Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar,e é suficiente para obter os benefícios do esporte.

 

6-     Evite ficar nervoso. Em situações de stress, experimente bocejar e espreguiçar.

 

7-     Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida.

 

8-     Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é energizante.

 

9-     Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro.

 

10- Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre.

 

11- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure respirar mais profundamente Faça elogios com mais freqüência. Essa tática funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar a seu lado.

 

Os cinco mandamentos de

Alfredo Halpern, endocrinologista

 

1-     Não se culpe por ser gordo. Procure ajuda e emagreça

 

2-     Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas. O que vale é aprender a comer

 

3-     Não há alimento proibido. O segredo é não exagerar em nada

 

4-     É possível comer bem e ter um peso normal

 

5-     Obesidade é uma doença e, às vezes, seu tratamento requer a intervenção de medicamentos. Mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um médico.

 

Os cinco mandamentos de

Fernanda Lima e Ari Stiel Radu, reumatologistas

 

1-     Não pratique exercícios em locais expostos à poluição, como avenidas movimentadas. Escolha horários com menos tráfego ou deixe para se exercitar em casa, numa esteira, por exemplo.

 

2-     A regularidade traz mais benefícios à saúde do que a intensidade da atividade física.

 

3-     Fique atento à postura. Se você não se cuidar, todo o seu esforço com atividades físicas poderá ser em vão.

 

4-     Seja paciente com seu corpo. Em um mês, você não vai recuperar o atraso de dez anos.

 

5-     Evite exercitar-se em horários de calor excessivo, para não sofrer desidratação.

 

Os cinco mandamentos de

Mauricio Hirata, clínico geral

 

1-     Arrume um espaço na agenda para fazer ginástica, como o horário do almoço.

 

2-     Coma alimentos saudáveis. Se for o caso, leve a comida de casa.

 

3-     Ponha um comedouro para pássaros na janela de sua casa ou apartamento e observe os movimentos dos animais. "É excelente para relaxar“.

 

4-     Não perca muito tempo de seu dia no trânsito. Se você mora longe do trabalho, mude-se para mais perto

 

5-     Deixe a janela do quarto entreaberta se você tem dificuldade em acordar de manhã. A luz ajuda o cérebro a perceber que já é dia

 

Os cinco mandamentos de

Tânia Rodrigues, nutricionista

 

1-     Acostume-se a beber mais água. Deixe uma garrafa de meio litro sobre a mesa de trabalho e outra dentro do carro.

 

2-     Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária. Elas garantem quantidades mínimas de vitaminas, fibras e minerais, que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer.

 

3-     Não saia de casa sem se alimentar. Se sua refeição for apenas um  cafezinho, pelo menos acrescente um pouco de leite à xícara.

 

4-     O jantar deve ser a refeição mais leve do dia. Se você tem mais fome à noite, faça um esforço e coma menos nesse horário. O corpo se acostumará e você terá mais apetite de manhã.

 

5-     Coma uma pequena porção de algum alimento rico em carboidrato trinta minutos antes das atividades físicas. Isso vai melhorar seu rendimento.

 

Os cinco mandamentos de

Hong Jin Pai, acupunturista

 

1-     Reclamar da vida só causa stress. Em vez de resmungar porque faz frio, vista um agasalho.

 

2-     Passamos a maior parte do dia no trabalho. Por isso, você precisa amar o que faz.

 

3-     Aproveite o trânsito para escutar alguma música de que goste, estudar um idioma ou, se não estiver dirigindo, ler.

 

4-     Seja otimista. Lembre-se de que todas as crises são passageiras.

 

5-     A terceira idade deve ser a melhor fase da vida. Estude, exercite-se e leia. Ficar parado só acelera o envelhecimento.

 

Se conseguirmos assimilar e aplicar as dicas desses gurus, com certeza viveremos melhor…

Repasse estas dicas para seus amigos, pois são interessantes…..

 

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