Cetose o que é?


PÃO FÁCIL E ECONÔMICO

Liquidificar ou misturar:

  2 1/2 colheres (sopa) de fermento

½ litro de água morna

1 colher (sopa) de sal

1 colher (sopa) de açúcar

 Misturar com:

1 kg de farinha de trigo comum

2 xícaras de farelo de trigo

½ xícara de óleo

 Descansar 20 minutos: Dividir em 3 assadeiras de pão de forma. Descansar 30 minutos e assar

Enriquecer com: orégano, gergelim, milho verde, banana, abóbora cozida, batata-doce cozida ou mandioca, usar suco de verduras ao invés de água, a própria água do cozimento da abóbora, bagaço de coco ou soja, sementes de linhaça tostada, erva-doce, torresmo, lingüiça…

 

OBS: O trigo pode ser substituído por trigo integral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:

Internet

 

   O QUE É CETOSE ?

Com a chegada do verão, muitas pessoas recorrem à dietas malucas que restringem o consumo de alimentos essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a saúde e beleza da pele e cabelos. Estas dietas fizeram muito sucesso nos anos 80 e 90, mas cada vez são mais criticadas. Tradicionamente considerado um dos vilões da boa forma, o pão é um dos primeiros itens a serem cortados quando o assunto é emagrecimento… e será que ele é realmente tão mau assim?

Carboidrato é fundamental

De fato, na falta do carboidrato, nosso organismo recorre aos estoques de gordura para conseguir energia para o dia-a-dia. No entanto, esta queima de gordura sem a presença de carboidratos leva ao que chamamos de cetose, ou seja, o organismo acaba se auto-intoxicando, o que pode provocar, por exemplo, tonturas, cansaço excessivo, falta de ânimo, perda de memória e confusão mental.

Corpo sempre em equilíbrio

Na hora de montar o cardápio, a base de uma dieta saudável é o equilíbrop entre os nutrientes essenciais: carboidratos, proteínas e lipídios. A eliminação total de um deles da alimentação diária pode trazer problemas de saúde irreversíveis. Assim, aposte no pão como alternativa de carboidrato, pois além de gostoso, ele é fonte de zinco, ácido fólico e ferro. O ideal é optar pelas versões integrais, que dão uma sensação maior de saciedade e demoram mais a ser digeridas.

Portanto, não se esqueça: as modas passam, mas sua saúde precisa ficar. E o pão só se torna um vilão quando consumido em excesso, assim como outros alimentos que podem parecer inofensivos à primeira vista. Fique de olho!

GANHE PESO E MÚSCULOS

Quando se pensa em vida saudável, a dupla alimentação adequada e exercícios físicos logo vem à mente. Quando se fala em esportes, ginástica e musculação, é normal pensar que quem os pratica tem como objetivo emagrecer ou, no máximo, manter o peso, já que a obesidade se tornou um problema mundial. Entretanto, há pessoas que têm dificuldade de ganhar peso e também não conseguem ter uma vida plenamente saudável.

Muitas vezes, essas pessoas ficam esquecidas no meio do turbilhão de dietas que visam o emagrecimento e os exercícios que derretam as gordurinhas. Algumas acabam sendo inclusive invejadas por sua magreza, se tornam modelos do corpo a ser alcançado; um pensamento perigoso, já que ser magro não é necessariamente sinônimo de saúde.

Dieta balanceada e atividade física sim

"Em linhas gerais, o ideal é o consumo de 6 a 11 porções diárias de cereais, massas, pães e tubérculos; pelo menos 5 porções de frutas, legumes e verduras; 2 a 3 porções de laticínios; 2 a 3 porções de carnes, ovos e leguminosas (principais fontes de proteína). Gorduras e óleos devem ser consumidos esporadicamente" informa a nutricionista. "Cabe ressaltar que o azeite de oliva, apesar de ser um óleo, é recomendado atualmente por conter gordura monoinsaturada, que auxilia no controle do colesterol. Isto é interessante na dieta de ganho de peso pois o azeite vai aumentar a quantidade de calorias e a densidade calórica da refeição, devendo ser utilizado cru como tempero de saladas".

As atividades físicas também são essenciais para quem quer ganhar peso; afinal, os músculos pesam mais que a gordura e não oferecem riscos ao aparelho cardiorespiratório. O mais simples é a caminhada, mas é importante associar o exercício aeróbico com a musculação, já que a intenção é o aumento da massa muscular. Por isso, procurar uma boa academia ou um personal trainer deve ser um dos primeiros passos. Danças, lutas e atividades aquáticas também são boas opções de fitness que enrijecem e tonificam os músculos, além de melhorarem a postura e a consciência corporal.

Orientação profissional

"O ideal é procurar um nutricionista para a realização de uma avaliação completa e uma prescrição dietética específica, pois a dieta deve ser, sempre que possível, individualizada" afirma Maria Carolina Barbiere. E se você apresenta algum sintoma em decorrência do baixo peso como alterações sangüíneas ou metabólicas, não altere sua dieta nem a rotina de exercícios sem orientação.

Assim como as pessoas que querem perder peso, não vale a pena tentar conquistar o corpo dos seus sonhos a qualquer custo. Afinal, a saúde está em primeiro lugar e exercícios de alto impacto feitos de forma leviana podem causar danos para o resto da vida.

 

About these ads